Sair da adolescência para a juventude ou vida adulta, é complicado, porque acarretam mudanças intensas. Na adolescência, a pessoa está inserida em um contexto de descoberta de si mesmo, sem contudo, assumir responsabilidades significativas, ou mesmo ser totalmente "dono do próprio nariz". Os pais é que são os principais patrocinadores das necessidades dos filhos. Assim como na escola, onde ter o que precisa na mão é muito recorrente. O professor copia, o aluno copia e grava para o dia da prova. Não há outra maneira de ser muito responsável, a não ser a obrigação de passar de ano.
No entanto, o jovem é chamado a labuta. É preciso ser dono de si. Na família ele é cobrado demais para assumir responsabilidades que lhe cabem, e é preciso que assim seja. Como por exemplo, passar no vestibular. E após esse momento tão conturbado, assumir diante de uma universidade que ele já pode responder pelas suas atitudes, e isso não é fácil.
Não encontra mais um sistema que dê em suas mãos a chave do cumprimento dos deveres. Cabe a ele buscar e, o mais importante achar a chave, a porta e o caminho, tudo no mesmo momento da vida.
Sem essa busca incessante por si mesmo, pelos outros e pelo caminho a trilhar, é impossível se dizer livre para tocar a vida. Então, o jovem descobre que se quiser vencer, não há outra saída que não seja lutar, pois do contrário não realiza seus anseios. É preciso continuar!!!
Autora: Sharline Dionízio